quarta-feira, 28 de julho de 2010

APRENDENDO COM NEEMIAS - NEEMIAS CAP. 2

Neemias. Um dos últimos livros históricos do Antigo Testamento. Originalmente os livros de Esdras e Neemias eram um só livro, chamado Esdras. Mais tarde, os judeus dividiram o livro em Primeiro e Segundo Esdras, e ainda mais tarde, Segundo Esdras veio a ser conhecido como o livro de Neemias, que é, sem dúvida, o escritor do livro que leva seu nome. A declaração inicial: “As palavras de Neemias, filho de Hacalias”, e o uso da primeira pessoa no texto prova claramente isto. (Nee. 1:1). Seu nome significa “Deus Consola”, era servo judeu do rei persa Artaxerxes Era copeiro do rei, uma posição de grande confiança e honra, e desejável, pois dava acesso ao rei em ocasiões em que este estava de espírito alegre e disposto a conceder favores. Entretanto, Neemias era um daqueles fiéis exilados que preferiu Jerusalém acima de qualquer “causa de alegria” pessoal. (Sal. 137:5, 6). Os “que remanesceram do cativeiro”, o restante judeu que retornara a Jerusalém, não estavam prosperando. Estavam numa situação lamentável. (Nee. 1:3) A muralha da cidade era um entulho, e o povo, um afronta aos olhos de seus adversários sempre presentes. Neemias estava pesaroso. Contudo, era o tempo determinado do Senhor Deus para que se fizesse algo a respeito das muralhas de Jerusalém. Neemias já havia orado. Sabia que Deus estava no negócio. Por isso, sua confiança nessa conversa com o rei no cap. 2 não estava nas suas habilidades de discursar, mas em sua oração anterior: “(1:11).

APROVEITE AS OPORTUNIDADES
O capítulo 2 de Neemias trata das respostas do Deus que trabalha por nós. Sem que ninguém perceba, (Is. 64:4). Algo está acontecendo, enquanto os joelhos estão dobrados em oração. A pergunta do rei foi a grande oportunidade que Neemias esperava! A conversa acontece num trio: Neemias, o Rei e Deus. Já pensou nisso? (2:4). Por vezes, quando não estamos atentos às portas que Deus abre, deixamos oportunidades passar. Quantas oportunidades perdidas porque não gastamos tempo em oração reflexão e preparo diante de Deus! Precisamos pedir orientação a Ele sobre as decisões que iremos tomar. E deveria ser assim no trabalho, nos negócios, na família, etc. (Sl 50.15; 91.15; Is 65.24). Através da oração Neemias obteve do rei resposta objetiva e clara (2.6).

ORAÇÃO E PLANEJAMENTO – Você deve planejar a sua vida.
Nenhum processo de organização ou planejamento pode eliminar ou desconsiderar a ação do Espírito Santo. Mas não podemos deixar de avaliar o caráter bíblico da organização e planejamento. Neemias não improvisou. Observe a maneira clara e objetiva que faz os seus pedidos ao rei: (2.7,8). Ele já tinha um plano em mente. Sabia o que queria. Enquanto orava, fazia planos. Ele tinha uma mente organizada.
“Todo planejamento deve começar na oração, porque nela vamos descobrindo a verdadeira "vontade de Deus”. "O planejamento que provém da oração é muito superior ao planejamento que é meramente "sustentado" pela oração". Há um planejamento que é dado por Deus como estratégia. Eu não preciso orar implorando para Deus manter algo que Ele mesmo planejou”.Jesus deu aulas sobre planejamento (Lucas 14.28-30).

RECONHEÇA QUE DEUS É QUEM FAZ
O rei concedeu o que Neemias pediu, mas ele reconheceu que para isto acontecer, "A boa mão de Deus estava sobre ele" (2.8).

ESTEJA PREPARADO PARA SOFRER OPOSIÇÕES
Ao chegar á Judá Neemias foi recebido com oposição por parte dos que haviam se estabelecido naquela localidade (9,10), porque quando parte dos judeus retornaram á Judá, recusaram ajuda de Sambalate governador de Samaria e Tobias da Transjordânia.

AVALIE A SITUAÇÃO
Neemias passou alguns dias analisando pessoalmente o estado dos muros. Após tirar uma conclusão própria do problema, apresentou um plano de ação para a restauração dos muros de Jerusalém. (11 ao 15).

MANTENHA SUA MISSÃO SOB SIGILO
Não dê munição ao inimigo. Faça como Neemias que manteve sua missão em segredo, evitando assim: 1- Comentários, 2- que os inimigos tomassem parte nos seus planos. Somente após ter avaliado toda a situação, exponha a quem de direito. O anuncio prematuro pode causar uma avaria no seu planejamento estratégico. (16,17).

REÚNA FORÇAS
Compartilhe a visão que Deus te deu com aqueles que estão focados no mesmo ideal. Anime-os, intusiasme-os como fez Neemias com os líderes de Jerusalém para reconstruírem os muros. A mão do Senhor estará estendida para abençoar.

PONHA SEUS OPOSITORES NO SEU DEVIDO LUGAR
Sambalate e Tobias tomaram o fato de Neemias reconstruir os muros como sendo uma rebelião contra o rei. Eles não sabiam que Neemias tinha o aval do rei nessa empreitada. Porém, Neemias lhes disse que para tanto tinha o aval de Deus e que isso bastava; mas, não deixou de colocá-los no seu devido ligar. Ele disse: “Vocês aqui não tomarão parte; é só pra quem tem história, raiz, memória em Jerusalém. (19,20).

Rogério Silva, um conservo teu...



22 comentários:

  1. Ola Rogério!

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  2. Tive um sonho essa noite, que Deus falava comigo atraves dessa palavra Neemias capitulo 2 versiculo 3...acordei de madrugada falando esse capitulo...enfim, tentei entender varias vezes lendo a biblia...e por fim, vim buscar aqui o que Deus quer dizer pra mim com essa palavra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edifica tua casa, faz a vontade de Deus e Ele concerera o desejo do teu corração Amem.Amem.Amem Paz do Senhor minha querida irmã em Cristo Jesus.

      Excluir
  3. Muito bom o estudo! Ta de Parabéns! Que Deus continue te capacitando para fazer a obra dEle! Abraços. :))

    ResponderExcluir
  4. "Gostei...senti a presença..d...Deus"...Deus abençoe a vc mais e mais...

    ResponderExcluir
  5. Mue Deus ...muito bom.

    ResponderExcluir
  6. muito bom esse ensino, maravilhoso mesmo, que Deus te dê muito mais sabedoria ,com certeza usarei isso na minha pregação de quinta-feira agora

    ResponderExcluir
  7. Deus te abençoi sempre com palavras como essas,maravilhosa explicação...me ajudou a emtender mas da palavras do nosso Deus.

    ResponderExcluir
  8. Deus realmente Fala ao nosso coração quando O buscamos verdadeiramente.
    Abri essa palavra e busquei o entendimento aqui, ótimo estudo... esclareceu tudo o que eu precisava saber e Deus realmente falou comigo esta madrugada.
    Fique na paz do Nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  9. Suas palavras completaram o meu entendimento do meu devocional desta manhã.

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado pela palavra abençoada que busquei alta ajuda sobre resbouços!

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado pela palavra abençoada que busquei alta ajuda sobre resbouços!

    ResponderExcluir
  12. gloria Deus palavra abençoada

    ResponderExcluir
  13. gloria Deus palavra abençoada

    ResponderExcluir
  14. A Paz do Senhor a todos! Excelente explicacao do nosso Irmao! Busquei ao Senhor essa madrugada pedindo uma direcao.... Ow Glorias a Deus...! E o Senhor me mostrou em Neemias capitulo 2. E busquei um entendimento mais profundo, e logo achei as respostas e a direcao. Glorifico e axalto a Deus por tudo aquilo que Ele é ... E tudo aquilo que Ele faz. Palavra vinda direto dos céus pelo Espírito Santo de Deus! Amem... Deus é lindo! Obrigada Senhor. Fiquem todos com a Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  15. Estudo que faz o crente conhecer melhor a biblia. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  16. Amém glórias e aleluias, hoje em uma situação em que o homem não poderia me ajudar, pedi com muita fé em Deus, senhor fala comigo pai de amor, e em seguida, abrir a bíblia sagrada, e os meus olhos já se direcionaram, para Nemias capítulo 5 versículo 7, então li e reli, foi quando pedi entendimento para entender o que Deus falava comigo, e assim cheguei nesse texto maravilhoso e abençoado e tão simples para entender, por favor me responda o que DEUS quis falar comigo, para eu saber se é o que eu entendi ao ler não somente o versículo 7, mais sim todo o capítulo 2, eu entendi que o senhor é comigo, por favor me ajude a meditar se é realmente isso

    ResponderExcluir
  17. É muito boa palavra de Deus ela edifica nossa vida.

    ResponderExcluir
  18. Também tirei neemias queria saber versiculos 7 e 8 por favor me responda obrigada

    ResponderExcluir