quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A SUSPENSÃO DE UMA PENA DECRETADA

A PARÁBOLA DA FIGUEIRA INFRUTÍFERA.

E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando; E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar. (Luc 13:6-9).

Figueira - Produz figos, precisa de cuidados especiais quando nova.

A figueira em questão, tinha aproximadamente 9 anos dos quais levaram 3 para crescer, 3 que seus frutos eram considerados impuros segundo a lei de Moisés - Lev 19:3 e 3 que o dono procurava fruto.  Ela roubava nutrientes das outras plantações.

Porque ocupava a terra inutilmente?

A parábola é dirigida a nação judaica. João batista já havia advertido em seu discurso anterior ao de Jesus: “ Agora pois está posto o machado á raiz, toda arvore que não der fruto corta-a e lança ao fogo...”
O texto fala de oportunidade. A figueira estava num lugar favorecido, numa vinha. Ou seja; numa plantação de uvas. Foi plantada em solo fértil.

Três anos sem produzir frutos é prova de esterilidade.

A sentença simboliza o juízo de Deus. Corta-a!

No ocidente as árvores são podadas. No oriente são arrancadas com raiz e tudo.

Há quantos anos Deus espera frutos de nós? Devemos nos preocupar em produzir frutos para Deus antes que uma calamidade nos sobrevenha. Era essa a proposta de Jesus aos Judeus.

A árvore simboliza Israel, povo favorecido por Deus e por muito tempo abençoado. Mostra que como a figueira na vinha, Israel não tinha direito as bênçãos de Deus por sua situação de pecado. Estava em local favorecido não por natureza ou direito, mas pela graça do proprietário e só seria mantida ali se produzisse.

Paulo apresenta argumento semelhante em Romanos quando usa a figura de uma oliveira para mostrar que os judeus eram ramos naturais por promessa nas poderiam ser cortado por sua descrença. Quanto mais os gentios considerados zambujeiros brabos Rm 11:17. Oliveira cheia de espinhos que não dá frutos. Que foram enxertados na oliveira verdadeira e agora gozam de sua seiva.

O próprio Jesus disse: Eu sou a videira verdadeira e meu pai o lavrador...

O destino da figueira e deixado sem resolver. Mas o favor de Deus e a oportunidade estão lá. Basta tomar posse e decidir a dar frutos.

Jó 14 7 -9 diz: “Porque há esperança para a árvore cortada... se envelhecer na terra a sua raiz e morrer seu tronco no pó, ao cheiro das águas, brotará e dará ramos como planta”.

Frutifiquemos,

Em cristo, Rogério Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário