quinta-feira, 1 de julho de 2010

O COMPROMETIMENTO MÚTUO DO CASAL

Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? (Am.3:3).

Na era pós moderna, no mundo globalizado onde as pessoas cada dia mais, buscam seus objetivos a qualquer preço, a palavra de ordem é comprometimento. Você deve estar comprometido com o seu trabalho, com o sucesso nos seus negócios, seu relacionamento pessoal, nível sócio-econômico... Esta correria do dia-a-dia, muitas vezes nos desvia do comprometimento que assumimos com o nosso cônjuge quando nos tornamos com ele uma só carne.

Segundo definição do dicionário, comprometimento é dar-se em penhor, é estar obrigado por compromisso. Sendo assim, o comprometimento mútuo vai além, baseia-se numa ação correspondente, na reciprocidade, caminha numa via de mão dupla onde as ações, e decisões não podem ser unilaterais. Por isso o fracasso de muitos relacionamentos. O casamento é uma instituição divina legitimada por Deus antes da queda do homem no Édem, ou seja; antes do pecado entrar no mundo Deus instituiu o casamento através da primeira família na terra. É uma união tanto física quanto espiritual (Mt 19:6); o Estado apenas dá legitimidade a algo que Deus instituiu desde o princípio. Portanto, quando um casamento falha, não é culpa da instituição em si, mas daqueles que adentram descomprometidos nela e falham no cumprimento de suas exigências. Baseado nesses princípios, não concordo quando alguém diz: “Não há casamento perfeito”. Ele é perfeito sim! A Bíblia diz que tudo quanto Deus faz é perfeito (Dt 32:4 a). Logo, a instituição casamento é perfeita na sua essência, se falhamos pela falta do comprometimento mútuo, não devemos atribuir culpa a ela, pois assim estaremos afirmando que Deus falhou quando legitimou a união através do casamento.

O COMPROMETIMENTO MÚTUO DO CASAL DEVE SER:

Diante de Deus e dos Homens - Quando nos casamos fizemos votos diante do altíssimo e perante a sociedade que precisam ser levados á efeito. Entre eles, o de não separar-nos. (Mt 19:6) ; (Ecle. 5: 4,5).

Com próprio cônjuge – (Gen. 2: 23,24). Quando nos tornamos uma só carne através da união matrimonial, temos os mesmos direitos e deveres um para com o outro.

Com os filhos – “O futuro feliz de uma família depende da criação dos filhos desde pequeninos no temor ao Senhor” (Dt. 11:18:21). Educar uma criança não é uma atividade fácil, todavia, é recompensadora. Uma grande responsabilidade concedida por Deus aos pais, contudo se ele confiou essa missão ao casal é porque os dotou de capacidade pra cumpri-la fielmente. (Prov. 22:6).

Na fidelidade conjugal – (Mt. 19:9). Um pacto de fidelidade é estabelecido quando nos tornamos uma só carne. Isto implica mútua confiança que é uma das bases da estabilidade do relacionamento conjugal. Independe da cultura, do local... Há países onde a poligamia é “legal”, porém, para todos os casos vale o que a bíblia diz. Sem dúvida, existe um equívoco generalizado no indentificar a fidelidade da vida á dois. Há pessoas, no domínio convivencial marital, que mantém certo tipo de acordo, no qual conveniências mútuas e mútuos interesses, até mesmo o comodismo ou medo de solidão, estão em jogo sem que haja qualquer pacto de fidelidade nos moldes bíblicos. O casamento aberto é um exemplo clássico.

No amor – A ausência do amor entre cônjuges afeta mortalmente o casamento levando á família à destruição. A bíblia enfatiza de forma imperativa o amor do homem para com a mulher para que não haja desculpas evasivas. “Vós maridos amai vossas mulheres” (Ef.5:25,28); (Ct: 8:7).

No trato – O apostolo Pedro exorta o marido a cohabitar com a sua mulher. Este vocábulo inclui todos os aspectos; físicos, psíquicos e espirituais da vida respeitando a mulher como vaso mais fraco tratando-a com entendimento, e compreensão para que não sejam impedidas as orações. (1 Pe.3:7).

Na oração – A igreja nasceu dentro de um lar. (At. 1:13, 2:2) O que era o cenáculo senão uma grande casa mobiliada? O termo lar vem de lare, de lareira onde se acendia o fogo. Por isso a idéia de lar como local de aconchego, lugar acolhedor. O cenáculo foi o local onde os crentes primitivos receberam em oração o pentecoste. Fica então a pergunta: Nosso lar tem sido local de oração?

Na salvação da família – Desde Adão Deus mostra seu propósito de salvar a família. Salvou a família de Noé (Gen. 7:1-7), salvou as famílias hebréias da escravidão do Egito. (Ex.3:1-10) redimiu a família de Raabe (Js 6:25), Salvou a família de Zaqueu o publicano. Mas para que isso ocorresse houve interesse das pessoas em salvar suas famílias. O casal deve estar comprometido com a salvação da sua família. Creia no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa. (At:16:31) assim você poderá dizer como Josué: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. (Jos.24:15)

A bíblia conta a história de uma mulher que perdeu uma moeda em sua casa. (Luc.15:8,9), ao perceber isto ela não se conforma, acende a candeia e varre a casa até encontrar a moeda. Após achá-la convida as amigas a festejar com ela. No decorrer do seu relacionamento identifique se por ventura você perdeu a moeda do comprometimento mútuo diante de Deus, com o cônjuge, com os filhos, no amor, na oração, no trato... Acenda a luz! A luz é Jesus ele estará te iluminando. Faça como a mulher da história em questão, varra o que não presta do seu relacionamento até encontrar o que perdeu, então festeje uma nova etapa na sua vida a dois.

Rogério Silva, um conservo teu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário