quinta-feira, 27 de maio de 2010

QUE ADORAÇÃO É A SUA?

Nas igrejas hoje é comum que se tenha a participação efetiva do grupo de louvor nos cultos. Essa modalidade de liturgia surgiu a cerca de 20 anos importando a liturgia das igrejas norte-americanas e chegou á nós com força total. Em muitos lugares o canto coral, bandas de música, orquestras, foram substituidos pela musica ministrada pelo então chamado grupo de louvor. Até aí, nada demais. Afinal, o Pastor da igreja é quem deve definir o tipo de liturgia conviniente para a sua congregação aplicando-a aos cultos de louvor á Deus. Porém, percebemos em muitos casos uma forma de adoração forçada, extensa e cansativa. É fácil perceber que aqueles que "ministram" muitas vezes tentam imitar o cantor que lançou a música. O resultado disso é uma platéia desinteressada e robótica, interagindo apenas pra não ficar fora do oba oba. Mas, o que é louvor? a definição para essa palavra é: elogiar, gabar, exaltar, enaltecer, glorificar, aprovar, aplaudir, bendizer.

Temos no antigo testamento cerca de 160 vezes o termo do hebraico “halal” - fonte de “hallellujah”, que pode traduzir-se por : "Louvado seja Yah" ("abreviação de Yaweh – aquele que faz as coisas serem”).

A questão do Louvor está tão intrinseca em nós que na maioria das vezes esquecemo-nos que Deus nos fez também adoradores. Adorar é diferente de louvar. Adorar é prostar-se, venerar, reverenciar, cultuar, render-se.

Heb. “shachac” – aparece cerca de 170 vezes no Antigo Testamento – compreende prostrar-se diante de uma autoridade, mostra também um significado cultural (Davi X Saul; Rute X Boaz;...) É usado como forma comum de se chegar e se prostar diante de Deus em adoração (Jr. 7:2).

Partindo dessas definições, não consigo entender como alguém pode ministrar louvor. Se ministra cura, benção, saúde em nome de Jesus, mas louvor??? ah... não! esse é iministrável. (Se é que existe essa palavra). Não se ministra louvor porque ele não depende de uma atitude externa. O louvor sai do âmago do nosso ser em direção ao eterno. Só eu posso fazer isso em relação ao criador, não há ninguém que possa ministrar o louvor á Ele por mim. É uma atitude pessoal, íntima e intransferível. Cada um tem a sua forma de louvar e adorar a Deus. O que se pode fazer é levar alguém a uma atitude de adoração, encaminhar, contribuir... mas; ministrar? Nunca!!! Não depende de fator externo. Deus é tão perfeito que até a natureza o louva (Sl 148). Isso é pessoal. Porém; não é o que vemos nos "cultos de adoração a Deus". Hoje se faz música pra tudo. Pra namorada, pro crente fofoqueiro, pra irmã que apanhou do marido... Enfim; fico me perguntando: em que isso exalta a Deus? Dia desses assistia a uma reportagem na televisão onde um "Suposto casal de pastores homossexuais" reivindicava uma ação juducial contra um cantor evangélico que gravou uma musica dizendo: Se Deus aprovasse a união de pessoas do mesmo sexo (Que era o caso dos supostos pastores), não teria feito Adão e Eva e sim Adão e Ivo, e pior; usando a imagem dos dois com a tal musica de fundo num vídeo postado no youtube. Façam-me o favor, vamos compor hinos pra exaltar a Deus, do resto Ele se encarregará. No louvor e na adoração não cabem desabafos, também não são para expressar nossa opinião pessoal sobre determinados assuntos, são unica e exclusivamente para exaltar á Deus. É inadimissivel que um obreiro que tenha compromisso com o eterno permita que se cante uma musica dessas na liturgia do culto á Deus em sua igreja.

Porém, apesar de não concordar que tais musicas sejam entoadas no culto á Deus, devo confessar que no minimo são engraçadas. Veja abaixo o vídeo que postei com o "Hino" Fala pletó e comente se for o caso:



MISERICREDO!!!!

3 comentários:

  1. Me identifiquei muito com a visão e o blog é 10.
    J´estou seguindo.
    PAZ.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!
    Esteja á vontade pra comentar. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. achei superinteressante a visão ou falta de compreensão das pessoas referentes a ministro de louvor agora q vc me chamou a atenção.
    muito bom o post.

    ResponderExcluir