segunda-feira, 26 de julho de 2010

“ O CRISTÃO E A RESPONSABILIDADE SOCIAL ”

Você sabe o que significa “Responsabilidade Social”? Tema este que tem se discutido muito nos dias de hoje, tanto nas escolas, universidades, empresas e até nas igrejas.

Dentre vários conceitos podemos dizer que “Responsabilidade Social” significa produzir bem-estar e serviços que irão transformar para melhor a sociedade e o mundo em que vivemos. A Bíblia está repleta de exemplos que apontam para a questão social. O Antigo Testamento trata e em muito disso. A lei de Moisés criava condições para que houvesse maior justiça e menos desigualdade na sociedade de Israel. Um exemplo clássico era o ano do jubileu, quando as famílias da sociedade judaica tinham direito a rever sua possessão. (Lev. 25:8-34); a questão da viúva, do pobre necessitado, do órfão, e demais pessoas em situação de desamparo, foram temas abordados no Antigo Testamento. Você sabia que Jesus deu exemplos de Responsabilidade Social? Ele retoma o assunto da lei de Moisés quando a sociedade judaica olhava para o próprio umbigo esquecendo-se da caridade e do favor ao próximo. Lembra da parábola do bom Samaritano (Lc. 10.37-46), e do sermão da montanha? Por várias vezes tratou da questão social como sendo uma das prerrogativas do evangelho do reino, quando todos pensavam que se justificavam porque davam esmolas oravam e jejuavam. Sem falar na questão do relacionamento, pois o filho de Deus não fazia acepção de pessoas. Ele entrou na casa de Jairo um príncipe da sinagoga, mas também socorreu a uma prostituta, tocou em leprosos, atitudes condenadas pela sociedade judaica.

A Igreja deve praticar Responsabilidade Social. A fé em Cristo nos leva necessariamente à ação em favor do próximo. Quem entre nós não conhece alguém que está passando por uma situação difícil, pessoas ao nosso redor com inúmeros problemas que clamam por uma solução? Eu te pergunto: você tem responsabilidade sobre este alguém? De quem você espera uma solução? Unicamente dos órgãos governamentais, da igreja enquanto instituição? Não! Todo aquele que se diz discípulo de Jesus Cristo, e que é parte integrante da igreja do Senhor; individualmente, é responsável. Um cristão que é indiferente à injustiça e corre da responsabilidade em questões sociais, preocupando-se unicamente com o seu próprio bem-estar, não está servindo ao seu Senhor de forma plena. Não esqueça que um dia ele nos dirá: “Vinde benditos de meu Pai... Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me, estive na prisão, e fostes ver-me. Então lhe perguntaremos: Quando lhes fizemos tais coisas? Ele nos responderá: quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. (Mt. 25. 31-46).

Em Cristo,

Raquel Bastos.

2 comentários:

  1. Raquel,Você deveria escrever mais... Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito maravilhoso bem explicado...amém

    ResponderExcluir