segunda-feira, 17 de maio de 2010

GRATIDÃO

Entre os mais variados conceitos de gratidão, um me chamou bastante a atenção quando o seu autor afirma: “A gratidão é o único tesouro dos humildes”. (William Shakespeare). Posso concordar com essa celebre frase. Porém, biblicamente falando a gratidão vai muito, além disso. Observemos: O salmista Davi num momento de profunda introspecção diz: “Bendize oh minha alma, ao senhor e não te esqueças de nenhum de seus benefícios”. Isto se compreende por eterna gratidão. Somente os Cristãos agradecidos crescem ao compreender a graça de Deus. Segundo a estatística bíblica apenas 10% de nós somos agradecidos. Vede o caso dos dez leprosos, Jesus pergunta: “Não foram dez que eu curei? onde estão os nove?” Só um voltou para agradecer. Isso mostra que é possível receber uma dádiva de Deus com espírito ingrato. Paulo sabendo disso escreve aos irmãos de Tessalônica orientando-os: “Em tudo Dai graças”. Essa expressão em tudo; compreendem as adversidades, bonança, sucessos, fracassos... Ele recomenda a abundância de gratidão. Paulo também alerta que um dos primeiros sinais que estamos rejeitando a Deus, é quando esquecemos de agradecer-lhe. Ele diz aos Romanos 1:21 “Porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu”. Em outra ocasião, agora escrevendo aos Colossenses, ele diz: “... E sede agradecidos” esse termo no grego, traduz-se por eucharistos que quer dizer cheio, repleto de gratidão no reconhecimento daquilo que Deus tem feito por nós. A gratidão é uma virtude que precisa ser cultivada e desenvolvida continuamente. Precisa se tornar um hábito diário. Muitas vezes não nos lembramos de agradecer. Porém agradecer é tão bom quanto pedir. O salmista afirma no salmo 92:1e2 “Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade.” O sentimento de gratidão nos liberta da preocupação e nos acalma. Ao agradecer nosso coração descansa, nossa mente se aquieta, relaxamos mais, dormimos melhor e ficamos livres de tantas tensões da vida moderna. A gratidão auxilia na cura das doenças psicossomáticas e crônicas, nas dores da alma como a depressão, a tristeza, a solidão, melancolia, a baixa-estima, insônia e ansiedade. Comece o dia com uma atitude de gratidão. E lembre-se: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. Sejamos agradecidos.

Rogério Silva, um conservo teu.

2 comentários:

  1. O interessante é que devemos sempre dar graças a Deus como diz na bíblia, mas se nós também agradecermos sempre as pessoas< não por interesse, mas até mesmo por educação, nos sentiriamos bem melhor teriamos um relacionamento verdadeiro e como vc mesmo comentou dormeiriamos melhor evitariamos stress e outras coisas mais.....
    Sempre rendamos graças a Deus que tudo sabe... Ele sempre tem o melhor pra nós... Todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus.. por isso agradeçamos todos os dias, pela vida, pelo ar, por ouvir, por ver, por cheirar, pelos amigos, pelo trabalho, pela salvação e pela vida eterna.

    ResponderExcluir
  2. A gratidão é uma virtude muito linda. E o pior é saber que existem pessoas que além de não serem gratas pelas bençãos e glórias que Deus tem derramado sobre si, ainda tentam roubar essa glória dele, tolos, Deus não dá sua glória a ninguém, está escrito em Mateus 23:12, mas parece que os mesmos também não conhecem as escrituras.

    ResponderExcluir