quarta-feira, 28 de julho de 2010

APRENDENDO COM NEEMIAS - NEEMIAS CAP. 2

Neemias. Um dos últimos livros históricos do Antigo Testamento. Originalmente os livros de Esdras e Neemias eram um só livro, chamado Esdras. Mais tarde, os judeus dividiram o livro em Primeiro e Segundo Esdras, e ainda mais tarde, Segundo Esdras veio a ser conhecido como o livro de Neemias, que é, sem dúvida, o escritor do livro que leva seu nome. A declaração inicial: “As palavras de Neemias, filho de Hacalias”, e o uso da primeira pessoa no texto prova claramente isto. (Nee. 1:1). Seu nome significa “Deus Consola”, era servo judeu do rei persa Artaxerxes Era copeiro do rei, uma posição de grande confiança e honra, e desejável, pois dava acesso ao rei em ocasiões em que este estava de espírito alegre e disposto a conceder favores. Entretanto, Neemias era um daqueles fiéis exilados que preferiu Jerusalém acima de qualquer “causa de alegria” pessoal. (Sal. 137:5, 6). Os “que remanesceram do cativeiro”, o restante judeu que retornara a Jerusalém, não estavam prosperando. Estavam numa situação lamentável. (Nee. 1:3) A muralha da cidade era um entulho, e o povo, um afronta aos olhos de seus adversários sempre presentes. Neemias estava pesaroso. Contudo, era o tempo determinado do Senhor Deus para que se fizesse algo a respeito das muralhas de Jerusalém. Neemias já havia orado. Sabia que Deus estava no negócio. Por isso, sua confiança nessa conversa com o rei no cap. 2 não estava nas suas habilidades de discursar, mas em sua oração anterior: “(1:11).

APROVEITE AS OPORTUNIDADES
O capítulo 2 de Neemias trata das respostas do Deus que trabalha por nós. Sem que ninguém perceba, (Is. 64:4). Algo está acontecendo, enquanto os joelhos estão dobrados em oração. A pergunta do rei foi a grande oportunidade que Neemias esperava! A conversa acontece num trio: Neemias, o Rei e Deus. Já pensou nisso? (2:4). Por vezes, quando não estamos atentos às portas que Deus abre, deixamos oportunidades passar. Quantas oportunidades perdidas porque não gastamos tempo em oração reflexão e preparo diante de Deus! Precisamos pedir orientação a Ele sobre as decisões que iremos tomar. E deveria ser assim no trabalho, nos negócios, na família, etc. (Sl 50.15; 91.15; Is 65.24). Através da oração Neemias obteve do rei resposta objetiva e clara (2.6).

ORAÇÃO E PLANEJAMENTO – Você deve planejar a sua vida.
Nenhum processo de organização ou planejamento pode eliminar ou desconsiderar a ação do Espírito Santo. Mas não podemos deixar de avaliar o caráter bíblico da organização e planejamento. Neemias não improvisou. Observe a maneira clara e objetiva que faz os seus pedidos ao rei: (2.7,8). Ele já tinha um plano em mente. Sabia o que queria. Enquanto orava, fazia planos. Ele tinha uma mente organizada.
“Todo planejamento deve começar na oração, porque nela vamos descobrindo a verdadeira "vontade de Deus”. "O planejamento que provém da oração é muito superior ao planejamento que é meramente "sustentado" pela oração". Há um planejamento que é dado por Deus como estratégia. Eu não preciso orar implorando para Deus manter algo que Ele mesmo planejou”.Jesus deu aulas sobre planejamento (Lucas 14.28-30).

RECONHEÇA QUE DEUS É QUEM FAZ
O rei concedeu o que Neemias pediu, mas ele reconheceu que para isto acontecer, "A boa mão de Deus estava sobre ele" (2.8).

ESTEJA PREPARADO PARA SOFRER OPOSIÇÕES
Ao chegar á Judá Neemias foi recebido com oposição por parte dos que haviam se estabelecido naquela localidade (9,10), porque quando parte dos judeus retornaram á Judá, recusaram ajuda de Sambalate governador de Samaria e Tobias da Transjordânia.

AVALIE A SITUAÇÃO
Neemias passou alguns dias analisando pessoalmente o estado dos muros. Após tirar uma conclusão própria do problema, apresentou um plano de ação para a restauração dos muros de Jerusalém. (11 ao 15).

MANTENHA SUA MISSÃO SOB SIGILO
Não dê munição ao inimigo. Faça como Neemias que manteve sua missão em segredo, evitando assim: 1- Comentários, 2- que os inimigos tomassem parte nos seus planos. Somente após ter avaliado toda a situação, exponha a quem de direito. O anuncio prematuro pode causar uma avaria no seu planejamento estratégico. (16,17).

REÚNA FORÇAS
Compartilhe a visão que Deus te deu com aqueles que estão focados no mesmo ideal. Anime-os, intusiasme-os como fez Neemias com os líderes de Jerusalém para reconstruírem os muros. A mão do Senhor estará estendida para abençoar.

PONHA SEUS OPOSITORES NO SEU DEVIDO LUGAR
Sambalate e Tobias tomaram o fato de Neemias reconstruir os muros como sendo uma rebelião contra o rei. Eles não sabiam que Neemias tinha o aval do rei nessa empreitada. Porém, Neemias lhes disse que para tanto tinha o aval de Deus e que isso bastava; mas, não deixou de colocá-los no seu devido ligar. Ele disse: “Vocês aqui não tomarão parte; é só pra quem tem história, raiz, memória em Jerusalém. (19,20).

Rogério Silva, um conservo teu...



segunda-feira, 26 de julho de 2010

“ O CRISTÃO E A RESPONSABILIDADE SOCIAL ”

Você sabe o que significa “Responsabilidade Social”? Tema este que tem se discutido muito nos dias de hoje, tanto nas escolas, universidades, empresas e até nas igrejas.

Dentre vários conceitos podemos dizer que “Responsabilidade Social” significa produzir bem-estar e serviços que irão transformar para melhor a sociedade e o mundo em que vivemos. A Bíblia está repleta de exemplos que apontam para a questão social. O Antigo Testamento trata e em muito disso. A lei de Moisés criava condições para que houvesse maior justiça e menos desigualdade na sociedade de Israel. Um exemplo clássico era o ano do jubileu, quando as famílias da sociedade judaica tinham direito a rever sua possessão. (Lev. 25:8-34); a questão da viúva, do pobre necessitado, do órfão, e demais pessoas em situação de desamparo, foram temas abordados no Antigo Testamento. Você sabia que Jesus deu exemplos de Responsabilidade Social? Ele retoma o assunto da lei de Moisés quando a sociedade judaica olhava para o próprio umbigo esquecendo-se da caridade e do favor ao próximo. Lembra da parábola do bom Samaritano (Lc. 10.37-46), e do sermão da montanha? Por várias vezes tratou da questão social como sendo uma das prerrogativas do evangelho do reino, quando todos pensavam que se justificavam porque davam esmolas oravam e jejuavam. Sem falar na questão do relacionamento, pois o filho de Deus não fazia acepção de pessoas. Ele entrou na casa de Jairo um príncipe da sinagoga, mas também socorreu a uma prostituta, tocou em leprosos, atitudes condenadas pela sociedade judaica.

A Igreja deve praticar Responsabilidade Social. A fé em Cristo nos leva necessariamente à ação em favor do próximo. Quem entre nós não conhece alguém que está passando por uma situação difícil, pessoas ao nosso redor com inúmeros problemas que clamam por uma solução? Eu te pergunto: você tem responsabilidade sobre este alguém? De quem você espera uma solução? Unicamente dos órgãos governamentais, da igreja enquanto instituição? Não! Todo aquele que se diz discípulo de Jesus Cristo, e que é parte integrante da igreja do Senhor; individualmente, é responsável. Um cristão que é indiferente à injustiça e corre da responsabilidade em questões sociais, preocupando-se unicamente com o seu próprio bem-estar, não está servindo ao seu Senhor de forma plena. Não esqueça que um dia ele nos dirá: “Vinde benditos de meu Pai... Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me, estive na prisão, e fostes ver-me. Então lhe perguntaremos: Quando lhes fizemos tais coisas? Ele nos responderá: quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. (Mt. 25. 31-46).

Em Cristo,

Raquel Bastos.

terça-feira, 20 de julho de 2010

ARGENTINA APROVA CASAMENTO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO

Depois não podemos nos eximir das responsabilidades que estão exaradas em Romanos 1.18-31:
" Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, 19 pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20 Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; 21 porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. 22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos 23 e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. 24 Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si. 25 Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.26 Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. 27 Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. 28 Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. 29 Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, 30 caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; 31 são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis. 32 Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam".



Por BBC, BBC Brasil, Atualizado: 15/7/2010 6:32

"Manifestação a favor do projeto em frente ao Congresso argentino na véspera da votação"

Após catorze horas de debates, os senadores argentinos ratificaram, na madrugada desta quinta-feira, o projeto de lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país.

A votação foi apertada, com 33 votos a favor e 27 contra. Com isso, a Argentina passa a ser o primeiro país da América Latina a autorizar o casamento gay.

O texto já tinha sido aprovado, no mês passado, pela Câmara dos Deputados. O projeto depende, agora, da sanção da presidente Cristina Kirchner para virar lei. Mas ela já sinalizou que deverá sancionar a medida.

A cidade de Buenos Aires já permitia a união civil entre pessoas do mesmo sexo, o que dava aos casais gays alguns direitos municipais iguais aos dos casais heterossexuais.

Com o casamento, porém, casais homossexuais que se casem em qualquer lugar do país terão todos os direitos iguais aos casais formados por homem e mulher, incluindo direito à adoção e a herança.

Na América Latina, o Uruguai e a cidade do México já tem leis permitindo a união civil entre homossexuais, mas a lei argentina é a primeira a permitir o casamento, seguindo outros países como Portugal, Espanha, Holanda, Bélgica, Noruega, Suécia, Islândia, Canadá e África do Sul.

Comemoração

Durante a madrugada, a sanção presidencial era considerada fato consumado nas televisões argentinas, que anunciaram que o "Senado transformou casamento gay em lei".

Apesar do frio de 3ºC, simpatizantes da iniciativa, com bandeiras e balões brancos, permaneceram em frente ao Congresso Nacional, ao ar livre, até o fim da votação.

Após o resultado, eles continuaram no local, dançando e cantando, comemorando a aprovação do texto.

O projeto de lei vinha gerando fortes disputas entre o governo e a Igreja Católica e motivou protestos contra e a favor da medida.

Na véspera da votação no Senado, cerca de 60 mil pessoas, segundo cálculos da polícia, realizaram uma manifestação em frente o Parlamento.

A manifestação tinha sido convocada pela Igreja Católica e por grupos evangélicos. Eles levaram balões laranja e faixas que diziam: "As crianças têm direito a uma mãe e um pai".

Nos últimos dias, padres de diferentes pontos do país leram, durante as missas, um documento defendendo "o bem inalterável do casamento e da família".

Apoio

Também na véspera da votação no Senado, mil pessoas se reuniram em outro ponto conhecido da cidade, em frente ao Obelisco, com vuvuzelas e panelaços, em apoio ao projeto.

Dias antes, simpatizantes já tinham realizado manifestação a favor do casamento em frente ao Congresso. Eles levavam cartazes que diziam: "O mesmo amor, os mesmos direitos".

A postura da Igreja Católica levou a presidente a declarar que "o discurso da igreja recorda os tempos da inquisição".

O líder do governo no Senado, senador Miguel Pichetto, disse, durante os debates no Senado: "Aqui não haverá mais casamentos do mesmo sexo só porque aprovamos esta lei. O objetivo desta norma é eliminar a discriminação".

A senadora Maria Eugenia Estenssoro, da opositora Coalición Cívica, argumentou que o projeto é "necessário" para os casais do mesmo sexo. "Esta lei permitirá que os homossexuais possam assumir publicamente suas relações", disse ela.

Outro líder opositor, o ex-presidente e senador Adolfo Rodríguez Saá, de uma ala dissidente do peronismo, afirmou ser contra o casamento gay e a favor da união civil entre as pessoas do mesmo sexo.

"Aqui é tudo ou nada. Com a união civil poderíamos resolver esta questão e encontrar um caminho de unidade para a sociedade argentina. Mas existem setores fundamentalistas que querem irritar e dividir a sociedade argentina", afirmou.
O senador socialista Rubén Giustiniani, que votou a favor da lei, disse que o perfil da sociedade argentina mudou e por isso era o momento da aprovação do texto.

Segundo ele, dados oficiais indicam que 59% das famílias argentinas já não atendem ao perfil tradicional de pai, mãe e filhos. Mas de mães solteiras, casais separados e casais homossexuais.
Para o senador opositor Gerardo Morales, da UCR, apesar das polêmicas e disputas, "ganhou o debate cultural" no país, diante da participação da sociedade na discussão.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.


EXTRAÍDO DO BLOG ESCREVENDO COM RESPONSABILIDADE.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O COMPROMETIMENTO MÚTUO DO CASAL

Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? (Am.3:3).

Na era pós moderna, no mundo globalizado onde as pessoas cada dia mais, buscam seus objetivos a qualquer preço, a palavra de ordem é comprometimento. Você deve estar comprometido com o seu trabalho, com o sucesso nos seus negócios, seu relacionamento pessoal, nível sócio-econômico... Esta correria do dia-a-dia, muitas vezes nos desvia do comprometimento que assumimos com o nosso cônjuge quando nos tornamos com ele uma só carne.

Segundo definição do dicionário, comprometimento é dar-se em penhor, é estar obrigado por compromisso. Sendo assim, o comprometimento mútuo vai além, baseia-se numa ação correspondente, na reciprocidade, caminha numa via de mão dupla onde as ações, e decisões não podem ser unilaterais. Por isso o fracasso de muitos relacionamentos. O casamento é uma instituição divina legitimada por Deus antes da queda do homem no Édem, ou seja; antes do pecado entrar no mundo Deus instituiu o casamento através da primeira família na terra. É uma união tanto física quanto espiritual (Mt 19:6); o Estado apenas dá legitimidade a algo que Deus instituiu desde o princípio. Portanto, quando um casamento falha, não é culpa da instituição em si, mas daqueles que adentram descomprometidos nela e falham no cumprimento de suas exigências. Baseado nesses princípios, não concordo quando alguém diz: “Não há casamento perfeito”. Ele é perfeito sim! A Bíblia diz que tudo quanto Deus faz é perfeito (Dt 32:4 a). Logo, a instituição casamento é perfeita na sua essência, se falhamos pela falta do comprometimento mútuo, não devemos atribuir culpa a ela, pois assim estaremos afirmando que Deus falhou quando legitimou a união através do casamento.

O COMPROMETIMENTO MÚTUO DO CASAL DEVE SER:

Diante de Deus e dos Homens - Quando nos casamos fizemos votos diante do altíssimo e perante a sociedade que precisam ser levados á efeito. Entre eles, o de não separar-nos. (Mt 19:6) ; (Ecle. 5: 4,5).

Com próprio cônjuge – (Gen. 2: 23,24). Quando nos tornamos uma só carne através da união matrimonial, temos os mesmos direitos e deveres um para com o outro.

Com os filhos – “O futuro feliz de uma família depende da criação dos filhos desde pequeninos no temor ao Senhor” (Dt. 11:18:21). Educar uma criança não é uma atividade fácil, todavia, é recompensadora. Uma grande responsabilidade concedida por Deus aos pais, contudo se ele confiou essa missão ao casal é porque os dotou de capacidade pra cumpri-la fielmente. (Prov. 22:6).

Na fidelidade conjugal – (Mt. 19:9). Um pacto de fidelidade é estabelecido quando nos tornamos uma só carne. Isto implica mútua confiança que é uma das bases da estabilidade do relacionamento conjugal. Independe da cultura, do local... Há países onde a poligamia é “legal”, porém, para todos os casos vale o que a bíblia diz. Sem dúvida, existe um equívoco generalizado no indentificar a fidelidade da vida á dois. Há pessoas, no domínio convivencial marital, que mantém certo tipo de acordo, no qual conveniências mútuas e mútuos interesses, até mesmo o comodismo ou medo de solidão, estão em jogo sem que haja qualquer pacto de fidelidade nos moldes bíblicos. O casamento aberto é um exemplo clássico.

No amor – A ausência do amor entre cônjuges afeta mortalmente o casamento levando á família à destruição. A bíblia enfatiza de forma imperativa o amor do homem para com a mulher para que não haja desculpas evasivas. “Vós maridos amai vossas mulheres” (Ef.5:25,28); (Ct: 8:7).

No trato – O apostolo Pedro exorta o marido a cohabitar com a sua mulher. Este vocábulo inclui todos os aspectos; físicos, psíquicos e espirituais da vida respeitando a mulher como vaso mais fraco tratando-a com entendimento, e compreensão para que não sejam impedidas as orações. (1 Pe.3:7).

Na oração – A igreja nasceu dentro de um lar. (At. 1:13, 2:2) O que era o cenáculo senão uma grande casa mobiliada? O termo lar vem de lare, de lareira onde se acendia o fogo. Por isso a idéia de lar como local de aconchego, lugar acolhedor. O cenáculo foi o local onde os crentes primitivos receberam em oração o pentecoste. Fica então a pergunta: Nosso lar tem sido local de oração?

Na salvação da família – Desde Adão Deus mostra seu propósito de salvar a família. Salvou a família de Noé (Gen. 7:1-7), salvou as famílias hebréias da escravidão do Egito. (Ex.3:1-10) redimiu a família de Raabe (Js 6:25), Salvou a família de Zaqueu o publicano. Mas para que isso ocorresse houve interesse das pessoas em salvar suas famílias. O casal deve estar comprometido com a salvação da sua família. Creia no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa. (At:16:31) assim você poderá dizer como Josué: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. (Jos.24:15)

A bíblia conta a história de uma mulher que perdeu uma moeda em sua casa. (Luc.15:8,9), ao perceber isto ela não se conforma, acende a candeia e varre a casa até encontrar a moeda. Após achá-la convida as amigas a festejar com ela. No decorrer do seu relacionamento identifique se por ventura você perdeu a moeda do comprometimento mútuo diante de Deus, com o cônjuge, com os filhos, no amor, na oração, no trato... Acenda a luz! A luz é Jesus ele estará te iluminando. Faça como a mulher da história em questão, varra o que não presta do seu relacionamento até encontrar o que perdeu, então festeje uma nova etapa na sua vida a dois.

Rogério Silva, um conservo teu.